segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O recomeço de um importante equipamento público!

O blog Pró Rio Vermelho gostaria de parabenizar o Prefeito João Henrique e o secretário Fábio Mota pela revitalização do Mercado do Peixe. Afinal de contas o prefeito buscou parcerias e atendeu ao pedido da comunidade, bem como, a idéia do Memorial Caramuru que foi da Central das Entidades do Rio Vermelho. Depois de inúmeras tentativas com outros prefeitos, o prefeito JH e sua equipe receberam na época os dirigentes da Central e daí foi dado o pontapé inicial para o recomeço de um equipamento público que há anos se encontrava abandonado e entregue ao caos. O povo já não agüentava mais tanta fedentina, falta de sanitários públicos e concentração de mendigos e também os chamados “sacizeiros” que rondavam a área, afugentando a clientela e os turistas que aquele local queriam conhecer - local histórico, por sinal.


Pois bem. Agora está tudo novo, tudo lindo e limpo e todos estão adorando o novo “mercadão”, mas é importante ressaltar que na época que foi dada a notícia de que o projeto fora aprovado pelo municipal, e que a Central foi a entidade idealizadora, um pequeno grupo liderado pelos conhecidos “irmãos do contra” espernearam através da internet e foram totalmente contrários ao empreendimento. É um direito não concordar, mas enquanto a grande massa através de enquete realizada no site www.ibahia.com aprovava a revitalização do mercado, esse grupo de meia dúzia se afirmava contrário e veiculava inverdades sobre os dirigentes da Central. Ou seja, é o famoso “grupo do contra” que critica somente por criticar sem embasamentos consistentes, deixando a emoção agir no lugar da razão, tomando como base o lado político, fazendo ataques pessoais e ironias a cerca do projeto. O importante nessa história é que grupo dos “irmãos do contra” não foi longe e a tentativa de tumultuar o sucesso da Central das Entidades não ecoou nem 50 metros nas ruas do nosso Rio Vermelho. Resultado final: “o novo mercadão” é realidade e está disponível para todos, inclusive para eles.

Contudo, os moradores do Rio vermelho e os permissionários do novo mercado devem ficar atentos. Se faz necessário fiscalização e manutenção freqüente, inclusive a população deve cuidar desse atrativo da cidade, pois o “mercadão” passou por um “upgrade”. Por outro lado, enquanto os boxes estão “bombando” com inúmeros clientes todos os dias, as entidades filiadas da Central, juntamente com a Prefeitura estão buscando as medidas cabíveis para que o embargo seja cancelado e os obras finais sejam retomadas. Não podemos esquecer que ainda falta entregar ao público um restaurante panorâmico, um centro de artesanato e os monumentos em homenagem a Diogo Álvares Corrêa, o Caramuru. Aí sim, o novo mercado do peixe será inaugurado por completo!

Um comentário:

Anônimo disse...

Diz a história que Caramuru aportou na pedra da concha do Rio Vermelho, motivado por uma tempestade de maré violenta. Mas obteve exito na sua emprietada, tornando-se inclusive ídolo dos Tupinambás. Isso em 1509.
Passados todos esse anos seus adptos, fieis moradores do Rio Vermelho, conrinuam remando numa maré de incertezas, convivendo, infelizmente, com selvageens atuais que só pensam em destruir as benfeitorias conseguidas para o nosso Bairro.
Suadades de CARAMURU e dos Tupinambás