O blog Pró Rio Vermelho gostaria de parabenizar o Prefeito João Henrique e o secretário Fábio Mota pela revitalização do Mercado do Peixe. Afinal de contas o prefeito buscou parcerias e atendeu ao pedido da comunidade, bem como, a idéia do Memorial Caramuru que foi da Central das Entidades do Rio Vermelho. Depois de inúmeras tentativas com outros prefeitos, o prefeito JH e sua equipe receberam na época os dirigentes da Central e daí foi dado o pontapé inicial para o recomeço de um equipamento público que há anos se encontrava abandonado e entregue ao caos. O povo já não agüentava mais tanta fedentina, falta de sanitários públicos e concentração de mendigos e também os chamados “sacizeiros” que rondavam a área, afugentando a clientela e os turistas que aquele local queriam conhecer - local histórico, por sinal.
Pois bem. Agora está tudo novo, tudo lindo e limpo e todos estão adorando o novo “mercadão”, mas é importante ressaltar que na época que foi dada a notícia de que o projeto fora aprovado pelo municipal, e que a Central foi a entidade idealizadora, um pequeno grupo liderado pelos conhecidos “irmãos do contra” espernearam através da internet e foram totalmente contrários ao empreendimento. É um direito não concordar, mas enquanto a grande massa através de enquete realizada no site www.ibahia.com aprovava a revitalização do mercado, esse grupo de meia dúzia se afirmava contrário e veiculava inverdades sobre os dirigentes da Central. Ou seja, é o famoso “grupo do contra” que critica somente por criticar sem embasamentos consistentes, deixando a emoção agir no lugar da razão, tomando como base o lado político, fazendo ataques pessoais e ironias a cerca do projeto. O importante nessa história é que grupo dos “irmãos do contra” não foi longe e a tentativa de tumultuar o sucesso da Central das Entidades não ecoou nem 50 metros nas ruas do nosso Rio Vermelho. Resultado final: “o novo mercadão” é realidade e está disponível para todos, inclusive para eles.
Contudo, os moradores do Rio vermelho e os permissionários do novo mercado devem ficar atentos. Se faz necessário fiscalização e manutenção freqüente, inclusive a população deve cuidar desse atrativo da cidade, pois o “mercadão” passou por um “upgrade”. Por outro lado, enquanto os boxes estão “bombando” com inúmeros clientes todos os dias, as entidades filiadas da Central, juntamente com a Prefeitura estão buscando as medidas cabíveis para que o embargo seja cancelado e os obras finais sejam retomadas. Não podemos esquecer que ainda falta entregar ao público um restaurante panorâmico, um centro de artesanato e os monumentos em homenagem a Diogo Álvares Corrêa, o Caramuru. Aí sim, o novo mercado do peixe será inaugurado por completo!