quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Dia do Rio Vermelho teve programação especial

Ontem, dia 5 de outubro de 2010 foi comemorado o Dia do Rio Vermelho e o Dia Municipal de Caramuru. Logo cedo foi celebrada missa em memória de Diogo Álvares Corrêa, o Caramuru, na Igreja de Sant'Ana do Rio Vermelho, por D. Mauro Soares dos Santos, da Ordem de São Bento. A igreja de Sant'Ana ficou cheia de fiéis que compareceramm às 07 horas da manhã.

A programação teve continuidade no Espaço Caramuru, localizado nas dependências da Biblioteca Juracy Magalhães Júnior. Lá aconteceram palestras de Sônia Morelli, presidente da biblioteca, e de Ubaldo Porto, autor do livro Diogo Álvares o Caramuru. Nas palestras foi destacado a importância do dia 5 de outubro para o bairro do Rio Vermelho e a Cidade do Salvador. Após o término das palestras, a Central das Entidades do Rio Vermelho homenageou o historiador galego Lois Pérez Leira, idealizador do documentário "Caramuru, o galego Tupinambá" e homenageou também o premiado cineasta argentino Carlos Pronzato, diretor do filme que foi projetado e divulgado para todos as pessoas presentes no Espaço Caramuru (em breve o blog trará maiores informações relacionadas ao filme) .


Ás 19 horas deu-se início a uma movimentada noite de celebrações. Aconteceu palestra do empresário Santiago Coelho, presidente de Caballeros de Santiago com a temática "Projeto Caramuru Galego e os 50 Anos de Caballeros de Santiago"; homenagem ao Vereador Pedro Godinho, pois o mesmo foi autor do Projeto de Lei onde propôs a instituição do Dia de Caramuru; e projeção do filme "Caramuru, o galego Tupinambá". Ao final de tudo, os convidados participaram de um coquetel de confraternização oferecido pela Casa de Cultura Carolina Taboada.





Nenhum comentário: