Ontem, dia 5 de outubro de 2010 foi comemorado o Dia do Rio Vermelho e o Dia Municipal de Caramuru. Logo cedo foi celebrada missa em memória de Diogo Álvares Corrêa, o Caramuru, na Igreja de Sant'Ana do Rio Vermelho, por D. Mauro Soares dos Santos, da Ordem de São Bento. A igreja de Sant'Ana ficou cheia de fiéis que compareceramm às 07 horas da manhã.
A programação teve continuidade no Espaço Caramuru, localizado nas dependências da Biblioteca Juracy Magalhães Júnior. Lá aconteceram palestras de Sônia Morelli, presidente da biblioteca, e de Ubaldo Porto, autor do livro Diogo Álvares o Caramuru. Nas palestras foi destacado a importância do dia 5 de outubro para o bairro do Rio Vermelho e a Cidade do Salvador. Após o término das palestras, a Central das Entidades do Rio Vermelho homenageou o historiador galego Lois Pérez Leira, idealizador do documentário "Caramuru, o galego Tupinambá" e homenageou também o premiado cineasta argentino Carlos Pronzato, diretor do filme que foi projetado e divulgado para todos as pessoas presentes no Espaço Caramuru (em breve o blog trará maiores informações relacionadas ao filme) .
Ás 19 horas deu-se início a uma movimentada noite de celebrações. Aconteceu palestra do empresário Santiago Coelho, presidente de Caballeros de Santiago com a temática "Projeto Caramuru Galego e os 50 Anos de Caballeros de Santiago"; homenagem ao Vereador Pedro Godinho, pois o mesmo foi autor do Projeto de Lei onde propôs a instituição do Dia de Caramuru; e projeção do filme "Caramuru, o galego Tupinambá". Ao final de tudo, os convidados participaram de um coquetel de confraternização oferecido pela Casa de Cultura Carolina Taboada.A programação teve continuidade no Espaço Caramuru, localizado nas dependências da Biblioteca Juracy Magalhães Júnior. Lá aconteceram palestras de Sônia Morelli, presidente da biblioteca, e de Ubaldo Porto, autor do livro Diogo Álvares o Caramuru. Nas palestras foi destacado a importância do dia 5 de outubro para o bairro do Rio Vermelho e a Cidade do Salvador. Após o término das palestras, a Central das Entidades do Rio Vermelho homenageou o historiador galego Lois Pérez Leira, idealizador do documentário "Caramuru, o galego Tupinambá" e homenageou também o premiado cineasta argentino Carlos Pronzato, diretor do filme que foi projetado e divulgado para todos as pessoas presentes no Espaço Caramuru (em breve o blog trará maiores informações relacionadas ao filme) .
Nenhum comentário:
Postar um comentário