No dia 3 de março, quinta-feira, que é também a abertura oficial do Carnaval em Salvador, o Bloco da Cidadania e o Bloco do Vai Quem Quer desfilarão no Rio Vermelho, inaugurando o Circuito Caramuru, que vai do início da Rua da Paciência até a Praça Brigadeiro Faria da Rocha, na Fonte do Boi.
Os blocos passarão pelo Largo de Santana, ruas Guedes Cabral e Borges dos Reis, Praça Colombo, Rua Odilon Santos e Praça Brigadeiro Faria da Rocha, donde farão o percurso de volta, passando pelas ruas Osvaldo Cruz e João Gomes, até o Largo de Santana, local do término do desfile que começará às 18h, com encerramento previsto para as 23 horas.
No Carnaval do Rio Vermelho não haverá a participação de trios elétricos e nem de mini-trios, pois a predominância musical será dos instrumentos de sopro e percussão, com os músicos desfilando no chão, juntamente com os foliões, num carnaval diferenciado e com particularidades culturais ímpares.
O Circuito Caramuru é de grande interesse para os soteropolitanos e turistas. Também é de significativa importância para o Rio Vermelho, que se constituirá em mais um pólo atrativo no calendário do carnaval de Salvador.
Os organizadores do Circuito Caramuru são o carnavalesco Raimundo Bandeira e os artistas Gereba e Paulinho Boca de Cantor, este último antigo morador do Rio Vermelho.
O Conselho de Cultura e Turismo do Rio Vermelho e a Central das Entidades do Rio Vermelho estão apoiando a implantação do Circuito Caramuru, evento de grande importância para a valorização e divulgação do bairro que foi descoberto em 1509, por Diogo Álvares Corrêa, o Caramuru.